Como funciona?

Os blocos envolvem diversas atividades de diferentes áreas do conhecimento, as quais são trabalhadas de forma interdisciplinar. São atividades que buscam desenvolver o aluno nos aspectos cognitivos, estéticos, éticos e históricos. Todos esses aspectos estão dentro dos pilares fundamentais da educação para o século XXI indicados no relatório Delors (UNESCO), que são eles: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer.

O objetivo do programa é dar oportunidades para que os alunos produzam e construam conhecimento, valorizando os processos que possam levá-los a tornarem-se cidadãos críticos, intelectualmente autônomos, participativos, solidários, cooperativos e capazes de solucionar problemas.

Quais são os diferenciais?

 

Study Time

As atividades planejadas que envolvem a retomada do tema de estudo trabalhado em sala com o acompanhamento da realização das tarefas de casa. Importante ressaltar que esse programa não tem caráter de aula de reforço. Os reforços são indicados e oferecidos pela escola, quando necessário.

Iniciação ao Esporte / Esportes e Jogos

O esportes e Jogos tem como principais objetivos através da iniciação a diversos tipos de esportes, desenvolver as habilidades motoras por meio de atividades lúdicas e competitivas e a integração saudável entre os participantes. Uniforme: camiseta e short da modalidade.

Capoeira

A Capoeira é expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, e desenvolve coordenação motora, noção de espaço e de tempo, interação, respeito e amizade. Dessa forma, a prática de capoeira pode trazer benefícios físicos e psicológicos para a pessoa, como diminuição do estresse e ansiedade, melhora da autoconfiança e melhora da flexibilidade e força corporal, por exemplo.

Oficina de Culinária

As atividades de culinária ampliam o trabalho pedagógico em relação ao cuidado necessário na manipulação e preparo dos alimentos, além de possibilitar a exploração de muitos temas de estudo por meio da prática, além do estudo da receita. Na culinária, há tanto o desenvolvimento afetivo quanto prático: enquanto a coordenação motora é trabalhada, a concentração, a memória e o raciocínio são treinados para seguir as receitas e chegar ao resultado desejado.

Arts and Crafts/ Artes Visuais

O objetivo do clube de arte é permitir que os participantes experimentem e explorem as possibilidades da linguagem artística, utilizando-se dos meios físicos, culturais e virtuais, em atividades de dança e outras formas de arte, criação e fruição e incorporando o saber artístico como desenvolvimento da percepção, reflexão e criação, comunicação e interação. A prática da dança e atividades afins oportuniza experiências por meio das quais se realiza o aprimoramento das habilidades básicas e dos movimentos, o que contribui para o desenvolvimento das potencialidades humanas e aprimoramento das condições físicas.

Cultura Maker

Atividades de criação incluindo noções básicas de lógica, programação e tecnologia com enfoque no desenvolvimento interpessoal, intrapessoal e cognição. Proporciona um aprendizado prático que desenvolve a capacidade de pensar e achar soluções para os desafios propostos.

Musicalização

A musicalização trabalha com atividades lúdicas e divertidas para que as crianças possam desenvolver coordenação musical, ritmo e coordenação cognitiva.

ARO (Atividade Recreativa Orientada)

Por meio de atividades lúdicas realizadas com obstáculos e materiais diversos, incentivamos o desenvolvimento motor, cognitivo, exploração do ambiente e sociabilização entre os alunos.